Acessibilidade nas universidades

As normas de acessibilidade têm como objetivo garantir a todas as pessoas o direito à igualdade de oportunidades, incluindo e integrando, não só na participação de serviços, mas principalmente ao acesso à educação.

Mas, essa ainda é uma realidade distante quando se trata de universidades no Brasil. Isso porque, de uma forma geral, ainda há uma parcela de universidades que não estão preparadas para receber alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com o aumento do investimento das ??

Para os que possuem algum tipo de deficiência, além da questão acadêmica, ainda existe a preocupação com a estrutura das universidades. O que acaba limitando a escolha deles por uma universidade que seja minimamente acessível.

student on wheelchair during classes at university

Mais do que a disponibilidade de vagas, é preciso que as instituições tenham toda a infraestrutura pensada na inclusão social, para que eles tenham a oportunidade de ter uma formação de qualidade.

Oferecer uma unidade de ensino acessível, que facilite a vida de alunos, professores e funcionários, envolve uma série de fatores. Muitas vezes, as universidades ocupam edifícios antigos, o que nem sempre facilita o acesso. Por isso, é importante adotar medidas para que estes locais se tornem acessíveis.

Para proporcionar ao aluno uma experiência rica e completa, dentro e fora da sala de aula, garantindo sua autonomia, é necessário fazer adquações em sanitários, instalar elevadores acessíveis, construir rampas de acesso, além de sinalizações em Relevo/Braile.

Precisando de ajuda para adequar seu ambiente, seja ele público ou privado (escolas, universidades, mercado de trabalho, lazer, cultura, edifícios comerciais e residenciais), com segurança? Fale com a Construzam!