Conheça As Normas e Leis Para a Construção de Rampas de Acesso

Estabelecimentos públicos e comerciais, como lojas, restaurantes, consultórios médicos, hospitais, shoppings, parques devem garantir que qualquer pessoa tenha acesso às suas dependências. Por isso, entre as regulamentações da norma NBR 9050 está a rampa de acessibilidade.


A rampa de acessibilidade, além de facilitar o acesso de cadeirantes ou de pessoas com mobilidade reduzida, que eventualmente não podem subir as escadas, por exemplo, também são importantes para carrinhos de bebê, pessoas com bengalas e idosos.


Para que uma rampa seja considerada acessível, a NBR 9050 define quais são os limites máximos de inclinação, os desníveis que precisam ser vencidos e o número máximo de segmentos. A norma ainda traz uma série de recomendações práticas para garantir a segurança e a acessibilidade, confira:


⦁ Rampas em curva deverão ter inclinação máxima de até 8,33% (1:12) e o raio mínimo de 3 m, medido no perímetro interno à curva;
⦁ Inclinações transversais não podem exceder 2% em rampas internas e 3% em rampas externas;
⦁ A largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas; sendo a largura mínima recomendada para as rampas em rotas acessíveis de 1,50 m. O mínimo admissível é de 1,20 m.
⦁ Toda e qualquer rampa, necessariamente, deve possuir corrimão de duas alturas em cada lado. Se não houver paredes laterais, devem ser incorporados elementos de segurança, como guarda-corpos, corrimãos e guias de balizamento com altura mínima de 0,05 m, instalados ou construídos nos limites da largura da rampa

Mas não basta apenas construir uma rampa acessível. Na hora do planejamento do projeto, é fundamental cumprir outras exigências como o uso de piso tátil para deficientes visuais e piso antiderrapante para evitar acidentes. Tudo para garantir que as pessoas consigam se locomover com a maior autonomia e segurança possível.


Precisando de uma rampa de acessibilidade no seu estabelecimento? Entre em contato com a Construzam e solicite um orçamento.