O que você precisa saber sobre acessibilidade

No dicionário, acessibilidade é um substantivo que significa qualidade do que é acessível, do que tem acesso.


Quando falamos em acessibilidade, é muito comum pensar apenas na acessibilidade arquitetônica, como por exemplo se o local tem rampa de acesso, elevador e banheiro adaptado, não é mesmo?
Mas a acessibilidade também envolve a adoção de medidas apropriadas para assegurar o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, à informação e comunicação, tanto na zona urbana quanto na zona rural.


A acessibilidade à informação garante a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, permitindo que todas tenham acesso às informações e serviços disponíveis na Internet. Já a acessibilidade à comunicação visa oferecer recursos em atividades culturais como audiodescrição, Libras e legendas.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.(data da publicação)
Garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas com limitações em qualquer ambiente é fundamental para contribuir com o desenvolvimento inclusivo. Porém, mesmo com normas e leis, a falta de acessibilidade ainda é uma realidade em nossa sociedade.


E, por isso, a preocupação por mais acessibilidade e inclusão é cada vez mais constante nos projetos de engenharia e arquitetura.


É preciso incluir pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em qualquer ambiente, seja ele público ou privado (escolas, universidades, mercado de trabalho, lazer, cultura, edifícios comerciais e residenciais), com segurança e autonomia.


Conheça as soluções e serviços, de acordo com a legislação e as normas regulamentadoras de acessibilidade, que a Construzam oferece.